Vermelho destaca importância do Centro Integrado de Fronteira | Tribuna Popular

Vermelho destaca importância do Centro Integrado de Fronteira

Data: 19/12/2019 - 15:12 | Categoria: Política |   Bookmark and Share

A estrutura ocupa uma área de 600 m2 do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões da Itaipu

A convite do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o deputado federal Vermelho participou da inauguração do primeiro Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) do País. A estrutura ocupa uma área de 600 metros quadrados do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões da Itaipu Binacional. De acordo com Moro, o projeto é inspirado na experiência de escritórios de monitoramento dos Estados Unidos, chamados de Fusion Centers, com o objetivo de intensificar a integração entre os órgãos de segurança pública, fortalecer a fiscalização das fronteiras e combater o crime organizado. “Mais uma vez Foz do Iguaçu sai na frente e coloca em funcionamento uma ferramenta de grande importância para a segurança dos nossos cidadãos, em uma grande parceria da União, com o Estado e a Itaipu Binacional”, frisou Vermelho. A cerimônia teve a participação do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, do diretor superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, e do diretorgeral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, entre outras autoridades locais, estaduais e nacionais. O deputado federal Vermelho disse que Foz do Iguaçu foi escolhida pelo governo federal como sede do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) porque na cidade as instituições já trabalham integradas e já existe uma cultura de integração. “Nossa cidade ganha cada vez mais destaque no cenário federal e nós temos muito a agradecer os governos do Estado, da União e da Itaipu”, afirmou Vermelho. Entre as obras em andamento Vermelho citou a segunda ponte com o Paraguai, a repaginação do aeroporto e a ampliação da sua pista, a perimetral leste e o viaduto da Costa e Silva, recém inaugurado. “Nossa luta agora é pela duplicação da Rodovia das Cataratas, que precisa sair do papel”, finalizou Vermelho.

Mais segurança na região da Ponte da Amizade

Vermelho também participou do lançamento das operações do sistema Fronteira TEC na Ponte da Amizade, solenidade que contou com as presenças de Sérgio Moro, Ratinho Junior e o general Silva e Luna. Com esse sistema, a fronteira mais movimentada do Brasil ganha um grande reforço no controle aduaneiro. Durante a inauguração, as autoridades destacaram a importância dessa fronteira, por onde passam diariamente cerca de 100 mil pessoas e 40 mil veículos. Ao lado o ministro, Vermelho conheceu o sistema instalado na ponte e garantiu que será mais um avanço para a segurança na fronteira. “Essas câmeras são de alta definição e geram informações em tempo real, controladas por uma central de operações. Aumenta a segurança e facilita o controle aduaneiro”, comentou o deputado.

Fonte:

http://www.jtribunapopular.com.br/uploads/publicacoes/jornal-tribuna-popular-edicao-271-pdf.pdf   





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br