UPA João Samek tem recurso federal suspenso por irregularidades | Tribuna Popular

UPA João Samek tem recurso federal suspenso por irregularidades

Data: 21/05/2019 - 18:05 | Categoria: Saúde |   Bookmark and Share

Irregularidades no lançamento de produção da unidade estão entre as causas da penalidade; Secretaria de Saúde não quis explicar a causa do problema

Por determinação do Ministério da Saúde, os repasses federais para custeio e qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek permaneceram suspensos ao longo dos últimos dois meses. A interrupção do incentivo federal foi publicada na versão on-line do Diário Oficial da União no dia 14 de março.

De acordo com o documento, a decisão foi tomada com base em portarias e resoluções que disciplinam a transferência de recursos federais para o financiamento de UPAs 24h em todo o país. Dentre as irregularidades pontuadas pelo Ministério da Saúde, consta uma Nota Técnica de fevereiro deste ano que apontou "irregularidades no lançamento da produção no Sistema de Informações Ambulatoriais SAI/ SUS por UPA 24h".

Na última sexta-feira (17) o Diário Oficial da União publicou nova portaria em que a normalidade dos repasses federais foi restabelecida. Procurado pela reportagem para comentar o assunto, o secretário de Saúde e vice-prefeito Nilton Bobato se limitou a afirmar que "o problema estava resolvido".

Questionado sobre o motivo que levou a interrupção do repasse e quais providências foram tomadas para que o episódio não se repita, Bobato preferiu não responder. A reportagem encaminhou o mesmo questionamento à assessoria de comunicação da pasta, que também não enviou resposta até o fechamento desta edição.

A Prefeitura de Foz recebe R$ 500 mil por mês do Ministério da Saúde para custeio a manutenção da UPA João Samek. Durante o período de interrupção do repasse federal a unidade teve de ser bancada com recursos próprios da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Nilton Bobato também não informou se após a retomada dos repasses os valores serão pagos de maneira retroativa ao mês de março. O custo mensal da UPA João Samek gira em torno de R$ 950 mil/mês.

Fonte:

http://www.jtribunapopular.com.br/uploads/publicacoes/jornal-tribuna-popular-edicao-259-pdf.pdf   





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br