RF faz alerta para e-mail falso sobre malha fina do Imposto de Renda | Tribuna Popular

RF faz alerta para e-mail falso sobre malha fina do Imposto de Renda

Data: 14/03/2019 - 02:03 | Categoria: Nacional |   Bookmark and Share

A Receita Federal fez um alerta para e-mail falso que estão sendo enviados aos contribuintes sobre a malha fina do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019.

O e-mail falso informa que o usuário caiu na malha fina - processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto - e indica um link por onde a pessoa pode ter acesso a um relatório final.

A Receita Federal esclarece que não envia e-mails aos contribuintes e que clicar nesses links pode ser muito perigoso, podendo danificar o computador, o celular, ou ainda roubar dados pessoais.

Ainda conforme a Receita, a maneira correta de consultar se está na malha fina é acessando o portal da Receita, ou ligando no telefone 146.

De acordo com a auditora fiscal Giovana Longo, os contribuintes precisam ficar atentos.

O imposto

O prazo para a entrega das declarações termina em 30 de abril.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

A expectativa é que 30,5 milhões de contribuintes enviem suas declarações neste ano. No ano passado, a Receita recebeu 29,2 milhões de declarações. Com isso, o Fisco espera que cerca de 1,23 milhão contribuintes a mais prestem contas ao leão neste ano.

Fonte: G1



Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br