Itaipu a zero grau: frio intenso muda a paisagem da usina | Tribuna Popular

Itaipu a zero grau: frio intenso muda a paisagem da usina

Data: 18/07/2017 - 18:07 | Categoria: Regional |   Bookmark and Share

O frio chegou para valer em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira 18 de julho de 2017. A geada pintou de branco a vegetação e a temperatura pela manhã chegou a 0ºC, na gélida estação do Simepar no Parque da Piracema, na Usina de Itaipu. Para quem ainda tinha dúvida sobre a intensidade do inverno deste ano, foi a certeza de que os agasalhos mais pesados não passarão mais uma temporada sem uso. "Foi a geada mais forte que já vi aqui em 30 anos", disse Marcos Lessa, da Divisão de Manutenção Mecânica de Serviços Auxiliares da Itaipu.

Segundo o meteorologista Marcelo Zaicovski, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos, esta geada pode ser considerada de moderada a forte. O fenômeno é resultado das baixas temperaturas, ausência de vento e nuvens no céu. Na região do aeroporto de Foz, os termômetros chegaram a marcar -2ºC. No Refúgio Biológico Bela Vista, o cenário também ficou branquinho.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o frio intenso deve continuar nos próximos dias em Foz do Iguaçu – mas não com a mesma força desta terça-feira. Há previsão de geada para os próximos dois dias na cidade.

No decorrer desta quarta-feira (19), a forte massa de ar frio e seco se estabelece sobre a região Sul do País. No Paraná, o dia amanhece gelado em todas as regiões, com previsão de geadas moderadas a fortes no Sudoeste, Sul, Centro, Campos Gerais e Grande Curitiba. Também há previsão de geadas nas faixas Oeste e Norte.

Para os próximos três dias, o frio deve continuar rigoroso em todo o estado do Paraná em função de uma forte massa de ar frio e seco. Apenas no litoral não há previsão de geadas. Nas Regiões Sul, Centro e Campos Gerais as geadas devem ser fortes. (Com informações do JIE - Fotos: Carlos da Silva Gonçalves e Carlos Santos)

Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br