Governo do Paraná só passará dinheiro para HMFI por procedimento prestado | Tribuna Popular

Governo do Paraná só passará dinheiro para HMFI por procedimento prestado

Data: 08/05/2019 - 18:05 | Categoria: Saúde |   Bookmark and Share

Alvo de esquemas de corrupção nas últimas gestões, governador Ratinho Junior suspendeu há cinco meses os repasses

O Governo do Paraná promove um pente fino nas contas do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu e condicionou a liberação de recursos após a devida comprovação do dinheiro aplicado. A última parcela de custeio da unidade por parte do Estado foi feita em dezembro passado. O curso mensal do HMFI gira em torno de R$ 7,5 milhões.

Em entrevista à imprensa regional, o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Guto Silva, afirmou que além da unidade em Foz, todos os contratos do Paraná também estão sendo revistos. "O que não pode é um hospital gastar três vezes mais que os demais. (…) O que não dá é o governo mandar dinheiro e os municípios não prestarem conta dos gastos. (…) Será enviado o dinheiro justo para cada município. A ideia é pagar por serviços prestados", pontuou.

Em 2016 os ministérios públicos Federal e Estadual recomendaram que o governo do Paraná decretasse intervenção no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu. O documento indicou que o governo estadual assumisse a gestão da unidade pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

A medida se estendeu até novembro de 2017. A justificativa dada pelo MPF se baseou em irregularidades descobertas nas investigações das operações Pecúlio - de desvio de recursos em contratos de prestação de serviços na área da saúde e de obras - e Esculápio - que apurou suspeitas de superfaturamento em serviços médicos na UPA 24 horas, Pronto Atendimento do Morumbi e no Hospital Municipal - e na auditoria feita pela 9ª Regional de Saúde.

O MPF e o MP-PR apontaram também, à época, problemas como falta de medicamentos, contratação de empresas de fachada, má gestão e desvio de recursos públicos.

Fonte: 

http://www.jtribunapopular.com.br/uploads/publicacoes/jornal-tribuna-popular-edicao-258-pdf.pdf   





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br