General abre a “caixa-preta” da Itaipu para dar acesso as informações | Tribuna Popular

General abre a “caixa-preta” da Itaipu para dar acesso as informações

Data: 28/10/2019 - 15:10 | Categoria: Regional |   Bookmark and Share

No dia 11 de setembro de 2019, o general Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, determinou que, no prazo de três meses, a contar a partir daquela data, todas as diretorias brasileiras da usina devem publicar, na página da empresa na internet, todas as informações sobre a usina, salvo algumas exceções.

O documento ordenando o acesso à informações pela população brasileira tem nove páginas e lista quais as informações deverão ser disponibilizadas, independentemente de solicitações.

Porém, quem quiser alguma informação antes disso, poderá acionar a ouvidoria da empresa.

Segundo a determinação do general Silva e Luna, “os diretores, gerentes e demais empregados da Itaipu (margem brasileira) devem possibilitar às pessoas naturais ou jurídicas o acesso à informação por meios objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão”.

Com isso, será possível obter respostas para várias perguntas como, por exemplo:

1-) Quais são os contratos e acordos milionários assinados pela empresa?

2-) Quanto, realmente, custaram as unidades geradoras 9A e 18A e se foi paga a multa por uma delas estar com defeito de fabricação?

3-) Quais são os valores das assessorias contratadas pela empresa e o motivo?

4-) Quantos aditivos foram feitos para a construção do linhão entre Foz e Assunção?

5-) Quanto foi gasto com passagens aéreas e diárias anualmente pela empresa?

6-) Quanto a empresa gastou com a imprensa,?

7-) Quanto a Itaipu gastou em assessorias internacionais com o Programa Cultivando Água Boa?

E por aí vai. Na verdade, essa determinação pode deixar muita gente com a pulga atrás da orelha, pois, enfim, a “caixa-preta” da Itaipu pode ser aberta, mas para quem sabe onde procurar.

Fonte: Não Viu





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br