Dourado, a partir de hoje (21), não poderá mais ser pescado no Paraná | Tribuna Popular

Dourado, a partir de hoje (21), não poderá mais ser pescado no Paraná

Data: 21/12/2018 - 23:12 | Categoria: Regional |   Bookmark and Share

A governadora Cida Borghetti sancionou ontem, quinta-feira 20 de dezembro de 2018 a lei estadual que proíbe a pesca, o embarque, o transporte, a venda, o processamento e a industrialização do peixe dourado em todo o Paraná.

O objetivo é preservar a espécie e promover o repovoamento do peixe nos rios do Estado. O Dourado é um dos peixes na lista de animais com risco de extinção.

A única ressalva prevista para o peixe da espécie Salminus brisiliensis ou Salminus maxillosus é para a modalidade “pesque e solte” como prática esportiva, principalmente de pescadores amadores. O projeto de lei de autoria do deputado Luiz Carlos Martins prevê a proibição pelo prazo de oito anos, a contar da data da publicação da Lei.

A governadora Cida Borghetti lembra que o Mato Grosso do Sul também aprovou uma legislação semelhante à do Paraná para proteger a espécie, em razão da importância do dourado para a fauna aquática brasileira. “A captura controlada por um período vai garantir a preservação da espécie nos rios paranaenses”, disse a governadora.

Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental vão reforçar as ações de fiscalização em todo o Estado.

PENALIDADES – Quem descumprir a lei está sujeito a multa que varia em torno de R$ 1 mil a R$ 100 mil; apreensão do produto ou subproduto de pesca; interdição total ou parcial do estabelecimento, atividade ou empreendimento; suspensão de licença, autorização e registro; e cancelamento de licença, autorização e registro, em caso de reincidência.

Fonte:

http://www.naoviu.com.br/dourado-partir-hoje-21-nao-podera-pescado-no-parana-veja-motivo/   



Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br