Diretor de Itaipu espera que acordo com Paraguai saia até o fim do ano | Tribuna Popular

Diretor de Itaipu espera que acordo com Paraguai saia até o fim do ano

Data: 29/10/2019 - 18:10 | Categoria: Regional |   Bookmark and Share

O diretor-geral da Itaipu Binacional, no lado brasileiro, Joaquim Silva e Luna, disse nesta terça-feira, 29 de outubro de 2019, ter “confiança” de que, até o fim do ano, Brasil e Paraguai cheguem a um acordo sobre contrato de compra de energia da usina hidrelétrica pela Administração Nacional de Eletricidade (Ande), empresa estatal do país vizinho, e pela Eletrobras.

“Presume-se que até o final de novembro, início de dezembro este assunto seja encerrado e seja concluído. O importante é que ao final do ano toda a energia produzida e entregue seja contratada”, disse Silva e Luna, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

A ata bilateral do acordo para a negociação de energia elétrica produzida por Itaipu, no período de 2019 a 2022, foi anulada após a divulgação das condições do acordo ter provocado uma crise política no Paraguai.

As negociações estão sendo feitas em nível técnico pela Ande e pela Eletrobras e no âmbito político pelos ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia dos dois países.

O diretor de Itaipu informou que a última reunião da área técnica que está negociando o acordo ocorreu no dia 15 de outubro. “O entendimento não está parado. Está avançando”, destacou.

Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. A usina tem 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Fonte: Agencia Brasil





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br