Cristina Kirchner toma posse como senadora na Argentina | Tribuna Popular

Cristina Kirchner toma posse como senadora na Argentina

Data: 29/11/2017 - 21:11 | Categoria: Internacional |   Bookmark and Share

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que governou o país de 2007 a 2015, e outros 23 senadores eleitos no mês passado tomaram posse nesta quarta-feira (29) na capital federal em sessão especial do Parlamento. O mandato tem duração de seis anos. A informação é da agência EFE.

Cristina já foi senadora entre 1995 e 1997, depois foi deputada e voltou ao Senado entre 2001 e 2007, antes de chegar à presidência. As posses acontecem por província - Buenos Aires, Misiones, Formosa, Jujuy, La Rioja, San Juan, San Luis e Santa Cruz - e por ordem alfabética. Por isso, a ex-governante - que representa a província de Buenos Aires - foi a segunda a tomar posse, após o primeiro senador do partido governista Frente Mudemos, o ex-ministro de Educação Esteban Bullrich.

A volta de Cristina ao Senado provocou uma grande polêmica no país, já que ela está envolvida em várias investigações e o cargo proporciona imunidade parlamentar, a menos que a Câmara decida retirar esse privilégio se a Justiça solicitar.

A sessão especial foi presidida pela vice-presidente argentina, Gabriela Michetti, que também é titular do Senado e é a encarregada de perguntar a cada novo integrante se jura à pátria, "por Deus" e pelos "santos evangelhos", desempenhar devidamente a posição e agir de acordo com a Constituição.

"Sim, juro", disse Cristina Kirchner, entre aplausos de correligionários ao tomar oficialmente posse do cargo, embora o mandato de todos os novos legisladores - que respondem por um terço da Câmara - só comece em dezembro.

Fonte: Midiamax

Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br