Coronavírus Paraná: 2.480 casos e 130 mortes | Tribuna Popular

Coronavírus Paraná: 2.480 casos e 130 mortes

Data: 19/05/2020 - 22:05 | Categoria: Saúde |   Bookmark and Share

Foram confirmados 120 novos registros da Covid-19 entre a segunda-feira (18/05/2020) e esta terça-feira (19/05/2020), segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); foi o maior crescimento de casos em um dia desde o início da pandemia.

Com o aumento de 120 casos em um dia, o maior desde o início da pandemia, o Paraná chegou a 2.480 casos confirmados do novo coronavírus nesta terça-feira (19), de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As mortes causadas pela Covid-19 subiram para 130 no estado após a confirmação de três novos óbitos no boletim desta terça. As três pessoas estavam internadas.

Os pacientes eram uma mulher de 70 anos, de Siqueira Campos, que morreu na sexta-feira (15), outra mulher de 82 anos, moradora de Londrina, que faleceu nesta terça, e um homem de 55 anos, morador de Rio Negro, que também morreu nesta terça, segundo a secretaria.

De acordo com o boletim, 638 suspeitas do novo coronavírus estão em investigação no estado. Até esta terça, 1.526 pessoas estavam recuperadas da doença.

Além dos casos de moradores, a Sesa registra 39 diagnósticos da Covid-19 de residentes fora do Paraná. Foram nove confirmações a mais no comparativo com a segunda. Três pessoas morreram.

Os novos casos de residente fora são de quatro moradores de Rosana (SP), três moradores de Pederneiras (SP), um de Mafra (SC) e outro de Porto Velho (RO), segundo a secretaria.

Taxa de crescimento de casos

Um estudo Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica (Epicenter), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), aponta que o Paraná foi o estado que apresenta a menor taxa de crescimento de casos da Covid-19 entre 11 e 18 de maio.

Conforme o estudo, que utiliza dados do Ministério da Saúde, no período a variação foi de 27,6% no número de registros confirmados da doença, enquanto a média nacional bateu em 51%.

No mesmo período, a taxa de crescimento do número de óbitos causados pelo novo coronavírus no Paraná também foi a menor do Brasil: 14,4%, indica o estudo.

Segundo o governo, o estado deu início nesta semana a um programa de testagem em massa da população. A previsão é 5,6 mil testes por dia quando a operação estiver completa.

Internações e leitos

O boletim aponta que 168 pessoas estão internadas por causa do novo coronavírus, sendo 74 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Paraná, estão disponíveis 564 leitos exclusivos de UTI adulto para tratamento de casos de Covid-19. A taxa de ocupação destes leitos é de 39%. Na região norte, a taxa é de 52%, a maior do Paraná.

Para crianças, são 37 leitos de UTI no estado. A taxa de ocupação está em 19%, conforme o boletim.

Novos casos

Conforme a Sesa, com as confirmações desta terça, 184 das 399 cidades do estado têm ao menos um caso confirmado da Covid-19. Em 47 municípios houve registro de morte.

Nesta terça, um caso confirmado em 2 de maio como residente em Foz do Iguaçu foi transferido para Santa Terezinha de Itaipu, informou a secretaria.

Os novos casos desta terça foram nas cidades abaixo:

•          Londrina: 24

•          Cascavel: 9

•          Cornélio Procópio: 8

•          Paranaguá: 7

•          Araucária e Curitiba: 6

•          Imbituva: 5

•          Paraíso do Norte, Umuarama e Paranavaí: 4

•          Reserva e São José dos Pinhais: 3

•          Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Rio Negro e Wenceslau Braz: 2

•          Alvorada do Sul, Anahy, Campo Largo, Campo Magro, Capanema, Chopinzinho, Colorado, Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Ibiporã, Mandaguari, Mangueirinha, Nova Esperança, Palmas, Paula Freitas, Ponta Grossa, Quintandinha, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São João do Caiuá, Siqueira Campos, Tamboara, Telêmaco Borba, Toledo e Três Barras do Paraná: 1

Fonte: G1





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br