Comunidade Libanesa recebe homenagem na Câmara de Foz | Tribuna Popular

Comunidade Libanesa recebe homenagem na Câmara de Foz

Data: 14/11/2019 - 16:11 | Categoria: Política |   Bookmark and Share

Placa de Moção de Aplauso foi recebida pelo Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azz

Uma das características de Foz do Iguaçu é a grande diversidade cultural e o acolhimento aos mais diferentes povos. Em valorização a essa multiculturalidade, o Poder Legislativo iguaçuense concedeu a Moção de Aplauso nº 26/2019 a uma das maiores colônias da cidade, a Comunidade Libanesa. A placa da honraria foi entregue pela vereadora Anice Gazzaoui, vereador Marino Garcia (autores da homenagem) e pelo presidente da Casa de Leis, vereador Beni Rodrigues (PSB).

Quem recebeu a placa de moção foi o Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi. Nascido em Beirute, ele recebeu o convite para ir para São Paulo onde hoje atende, organiza e une a comunidade libanesa em Foz, já que o Consulado de São Paulo é responsável também por Santa Catarina, Paraná, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

“Essa comunidade está tentando retribuir ao generoso povo brasileiro. Sua presença nesse triângulo de três fronteiras é positiva. Esse evento é uma prova desse orgulho. Construímos pontes sólidas de irmandades entre os dois países”, destacou o Cônsul, Rudy El Azzi.

Diversidade e respeito

A vereadora Anice Gazzaoui ressaltou a importância dessa comunidade em nossa sociedade: “Essa moção foi votada por unanimidade, deixo o nosso agradecimento a todos. Era década de 1940 quando libaneses e sírios foram os primeiros representantes da comunidade árabe a se estabelecerem nesta região. Foz do Iguaçu é um dos maiores exemplos da diversidade étnica e cultural. A comunidade contribui para o turismo na região e todo o comércio da Tríplice Fronteira”, afirmou Anice.

Brasil e os libaneses

A relação entre Brasil e Líbano iniciou com a chegada dos primeiros imigrantes ao território brasileiro em 1880. Hoje, há mais libaneses no Brasil do que no seu país de origem. Em Foz do Iguaçu, estima-se que os primeiros imigrantes libaneses chegaram ao município por volta de 1940, com novas chegadas em grande quantidade em 1970 e 1990, formando, assim, a 2ª maior comunidade libanesa do Brasil. (Fonte e Fotos: CMFI)





Atenção

A reprodução das fotos do Portal de Notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida por lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br